O mercado de automóveis vendidos com isenção de impostos tem crescido rapidamente no Brasil. A Lei permite que qualquer indivíduo portador de uma entre mais de 70 patologias e condições possa comprar carros 0 km com grandes descontos, que podem chegar a até 30% isso tem incentivado ofertas especiais das montadoras e aquecido a indústria automobilística.
Mesmo que isso seja extensivamente comentado pela imprensa e nas redes sociais, pouco tem sido discutido em relação às adaptações necessárias nos carros, e, principalmente, os recursos necessários para favorecer a dirigibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção ou trazer conforto para quem precisa simplesmente ser transportado.
- Acessórios para acessibilidade.
Os acessórios acessibilidade são dispositivos de assistência que podem ser instalados em um automóvel e que permitem aos utilizadores uma operação segura do carro. Normalmente, quando você inicia o processo de adaptação do seu veículo com esses dispositivos auxiliares, eles serão instalados por um profissional (ou pela própria montadora, em alguns casos) para garantir que o dispositivo seja adequado às suas necessidades e que ele seja instalado corretamente.
- Controles de direção.
O tipo de acessório de direção que uma pessoa precisa depende do nível da lesão e das limitações resultantes da mobilidade da mão. Há uma variedade de diferentes tipos de auxílios de direção disponíveis no volante.
Alguns exemplos de equipamentos de direção incluem:
• Se você tem mobilidade limitada do braço, um volante menor pode ser instalado;
• Se você tiver problemas para segurar o volante, pode optar por usar um pino triplo, que pode ser instalado no volante do veículo existente;
• Se você não conseguir abrir totalmente sua mão, poderá usar um pino único;
• Se você tiver força de preensão moderada e suporte de punho, um punho de mão e um punho em V podem ser uma ótima solução.
- Piscadores, luzes e outros controles.
Além dos dispositivos de direção, os motoristas com dificuldades de locomoção também podem usar controles eletrônicos de direção para controlar uma variedade de funções, como ligar a ignição, comutar engrenagens, ativar limpadores de para-brisa, travas de portas, entre outros.
Além disso, graças aos avanços na tecnologia assistiva, agora existem acessórios automáticos para pessoas com patologias que podem permitir que alguns tetraplégicos voltem a dirigir. Por exemplo, os tetraplégicos que recuperaram algum uso de suas mãos e braços podem usar um sistema controlado por cotovelo para ativar e usar os recursos integrados do veículo, como lanternas, luzes e buzina.
- Controles de acelerador e freio.
Outra opção manual inclui o uso de controles manuais para empurrar e puxar os pedais do veículo. No entanto, é melhor se submeter a um treinamento antes de tentar operar o veículo por conta própria usando esses controles.
Controles manuais ajudam os usuários com virtualmente todos os níveis de lesões a operar os recursos de aceleração e frenagem. Para indivíduos que têm mobilidade mínima no braço, eles podem dirigir usando um controle, como um videogame.
Comentários